Técnico de Manutenção Industrial /Eletromecânica
Duração | 3 anos | |
Horário | Laboral | |
Início | 21 set 2021 |
O Técnico de Manutenção Industrial/Eletromecânica é o profissional qualificado apto a orientar e desenvolver atividades na área da manutenção, relacionadas com análise e diagnóstico, controlo e monitorização das condições de funcionamento dos equipamentos eletromecânicos e instalações elétricas industriais.
Jovens com o 9º ano de escolaridade e idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).
Em termos de certificação profissional, a escola confere um Diploma de Qualificação Profissional de nível 4.
O curso confere o Diploma de Estudos Secundários (12º ano) e permitem o normal acesso ao Ensino Superior.
No ano de nascimento da Escola Profissional de Coruche (EPC), Josélia foi uma das primeiras alunas a iniciar um curso profissional. A escolha do Curso de Manutenção foi quase uma casualidade, pois inscreveu-se na EPC para um curso profissional da área Agroalimentar, mas os resultados dos testes psicotécnicos concluíram que a sua aptidão estava na área da mecânica. Não se arrependeu da mudança de rumo: desde 2004, ano em que terminou o curso Técnico de Manutenção Industrial/Eletromecânica, que exerce funções na empresa Silvex, Indústria de Plásticos e Papéis S.A., em Benavente.
A entrada na empresa aconteceu com a realização do estágio curricular, no final do 12º ano. O desempenho e profissionalismo revelados conduziram a um convite por parte da empresa, onde começou a trabalhar como Técnica de Manutenção, em particular na manutenção e reparação de máquinas de soldadura. Com o decorrer do tempo passou a ter um papel mais ativo na equipa, tornando-se responsável pela Gestão do Armazém de Spare Parts da Manutenção da empresa.
O contacto com a EPC tem-se mantido ao longo dos anos, com o apoio prestado por Josélia aos alunos da EPC que realizam estágios na Silvex e com a sua presença na validação das Provas de Aptidão Profissional do curso Técnico de Manutenção Industrial/Eletromecânica.
Num mundo de “Homens”, em nenhum momento isso foi um constrangimento para o desempenho das suas funções. Atualmente, considera-se realizada profissionalmente e não tem dúvidas que está na área que gosta, por isso a EPC foi a sua melhor opção.